ACADEMIA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

EX PRESIDIÁRIO TENTA FURTAR MOTO EM TUPARETAMA

A GT Ordinária realizava a Operação Risco Zero por volta das 19h00, quando populares informaram que um indivíduo teria tentado roubar uma motocicleta na Vila Bom Jesus.  De imediato o policiamento se deslocou ao local, momento em que o imputado Adão Pessoa de Vasconcelos Neto, 38 anos, amasiado, desocupado, morador da  Rua Severino Leandro Barbosa, Centro – Taquaritinga do Norte-PE, empreendeu fuga pela mata, a guarnição realizou diligências e após denúncia anônima conseguiu capturar o imputado. 

A vítima Domingos Wiliam Costa Santos, 28 anos, solteiro, agricultor, morador do Sítio Torrões – Municipio de São José do Egito - PE relatou que se encontrava em um bar, quando notou que o acusado estava de posse de uma chave de moto, tentando ligar sua motocicleta Yamaha YBR 125, cor azul, ano 2014, placa KLM-3456. Após capturar o imputado, na Delegacia, o policiamento tomou conhecimento que o o mesmo seria ex presidiário, e que teria vindo da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, o qual trouxe consigo uma moto Bros, cor preta, sem placa e com a numeração do chassi raspada, sendo esta localizada e apreendida. Diante dos fatos o imputado foi passado a DP local, sendo Autuado em Flagrante Delito.

Fonte: Caue Rodrigues

INGAZEIRA NO COMBATE A DENGUE


Devido ao surgimento de casos suspeitos de dengue na cidade de Ingazeira, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate à doença.

Com as ações da Vigilância  Endêmica, o objetivo foi localizar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor , dando inicio no distrito de Santa Rosa realizando investigação, orientações, tratamento e a dedetização dos locais onde há o aparecimento da maioria dos casos suspeitos não confirmados, no sentido de baixar o índice de infestações do Aedes aegypti.

Segundo a Secretária de Saúde Fabiana Torres, até o momento foram notificados 40 casos suspeitos da doença no município, sendo que desse total, nenhum ainda foi classificado como dengue.




Henry vai a São Bento do Una para tratar PNE


O curso de Produção de Mudas reuniu 19 agricultores dos engenhos Venturoso, Camurim e Canoa Rachada, do município de Água Preta, na quarta-feira |(22/04). Na Estação Experimental do IPA de Itapirema, o grupo participou de aula teórica e prática sobre propagação das fruteiras através de enxertia, sendo apresentados aos principais tipos da técnica e à culturas a que mais se adequam, em função da idade das plantas e do desenvolvimento do enxerto. A aula teórica foi ministrada no engenho Venturoso pelos extensionistas do IPA, Djair Alves (sede) e Estevão Almeida (Água Preta).

Os agricultores estão interessados na produção e plantio de fruteiras, sendo alguns já produtores de polpas e fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O interesse é ampliar as atividades, já que muitas usinas encerraram as atividades, dificultando a comercialização da produção de cana dos pequenos produtores dos assentamentos”, explica o chefe da Estação Experimental do IPA em Itapirema, Manoel Américo.

Animal na pista provoca acidente em Afogados

Imagem Ilustrativa
A GT Polígono foi acionada pela Central do 23º BPM para averiguar um acidente de trânsito na PE 292, próximo a fábrica da INVESA em Afogados da Ingazeira. O policiamento chegando ao local constatou o fato. A vítima George Vicente da Silva, 25 anos, casado, agricultor, residente em Iguaracy, informou que conduzia seu veículo Pagero, cor prata, ano 1994, placa KLB-0017, sentido Afogados/Iguaracy-PE, quando um cavalo saiu do acostamento, em direção ao asfalto, momento em que a vítima não conseguiu parar o seu veículo, vindo a colidir frontalmente com o cavalo, causando apenas danos materiais. O condutor não sofreu nenhum tipo de lesão. O proprietário do animal não foi localizado. A ocorrência foi passada a DP local para as providências cabíveis.

Fonte: Mais Pajeú

Chuvas poderão voltar ao Pajeú no próximo final de semana, indica meteorologia

0,,21867342-EX,00
Depois das boas chuvas que caíram na semana passada em algumas áreas do Pajeú, o tempo voltou a ficar aberto na região e só existe previsão de chuvas para o próximo final de semana.
As chuvas caem de forma irregular o que não pode ser caracterizado como inverno, uma vez que em muitas localidades praticamente não existe água para o consumo humano e animal e plantações de milho e feijão.
Mesmo com o bom volume de chuvas que caíram em Tabira, uma das cabeceiras da barragem de Brotas, não aumentou o nível do manancial.

Prefeitura diz que vai apertar a fiscalização ao serviço de mototáxi clandestino em Afogados da Ingazeira


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai apertar o cerco na fiscalização dos moto-taxistas que atuam de forma irregular no município a partir do dia 1º de Junho. Os 175 profissionais inscritos na Prefeitura terão o mês de Maio para se regularizar. 
A medida foi anunciada em encontro realizado na manhã desta terça (28), entre representantes da Prefeitura, Polícia Militar e moto-taxistas, na sede da Secretaria de Administração. Enquanto a categoria se regulariza, a PM se comprometeu em fiscalizar os condutores, sobretudo os que sequer possuem carteira de habilitação, conforme denúncias que chegaram às emissoras de rádio e à associação dos moto-taxistas de Afogados da Ingazeira.
A partir do dia 1º de Junho, servidores da Prefeitura e PM estarão nas ruas para coibir a prática irregular do transporte de passageiros através de motos por condutores não regularizados junto à Prefeitura.
Além dele e de diversos moto-taxistas, a reunião contou com a participação do Capitão Vieira (PM); do Comandante da Guarda Municipal, Tenente Matias; do assessor da Prefeitura, Heleno Mariano; e do Presidente e Vice da Associação de moto-taxistas, Mário Martins e Jaildo Santana, respectivamente. 

Ônibus da Progresso São José do Egito/Recife é assaltado nesta madrugada


O ônibus da Progresso que faz a linha São José do Egito/Recife foi assaltado na madrugada desta quinta entre os municípios de Belo Jardim e Tacaimbó. De acordo com o advogado e suplente de vereador, Tote Marques de Tabira, que estava no ônibus, os bandidos se aproximaram em um veículo conversível e apontaram armas para o motorista, obrigando o mesmo a diminuir a velocidade e em seguida pegar uma estrada vicinal. Ainda segundo Tote, todas as bagagens dos passageiros foram reviradas e os bandidos levaram dinheiro, anéis, relógios e celulares.
Os passageiros foram levados até a delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim onde foi registrada a ocorrência.

Bandidos em fuga causam grave acidente na Marginal Botafogo

(Foto: Leitor/WhatsApp)
Uma mulher e dois assaltantes ficaram feridos em um acidente de trânsito ocorrido na noite desta quarta-feira (29/04) na Avenida Goiás Norte com a Marginal Botafogo, no setor Norte Ferroviário, em Goiânia. Os dois bandidos, que fugiam da polícia, foram os causadores do acidente.

Antes do acidente, segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), os bandidos haviam roubado um Fiat Pálio preto. A PM foi acionado e iniciou o acompanhamento dos bandidos.


Durante a perseguição, os suspeitos acabaram atingindo um Toytota Corolla branco conduzido por uma professora. Com o impacto, o carro foi parar no canteiro central.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro à mulher. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Não foi informado sobre o seu estado de saúde.


Do Mais Goiás

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Idoso dispara a esmo por três vezes em via pública e vai preso em Carnaíba.


Por volta das 12h30 desta terça feira 28.04  a Guarnição Tática da Policia Militar de Carnaíba formada pelo Sargento Orlando, Cabo Lima, Sd Cláudio e o Sd R. Silva foi acionada para comparecer a Rua Santo Antônio (Rua da antiga cadeia), no Bairro da Caixa D’Água, em Carnaíba onde havia informações de disparos de arma de fogo em via publica. Chegando no local, constataram que o idoso Antônio Pereira de Carvalho, de 79 anos, havia de fato disparado três vezes com uma arma de fogo na referida rua.
A Policia encontrou com o aposentado um revolver  da marca Tauros, calibre 32 de numeração 510215. Felizmente nenhum popular foi atingido. O aposentado que não afirmou os argumentos dos disparos foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil em Afogados da Ingazeira para ser autuado em flagrante delito por atirar em via publica.

Fonte: Cauê Rodrigues.

São José do Egito: Polícia captura mais três envolvidos no cultivo de roça de maconha


A Equipe Malhas da Lei juntamente com a GT e ROCAM, em continuidade à Operação desencadeada segunda (27-04-2015), com apoio da Polícia Federal, tomou conhecimento que os envolvidos no plantio de maconha (erradicada em São José do Egito durante a Operação) os quais teriam evadido do local no momento da chegada do policiamento, estariam tentando sair do município e um outro indivíduo desconhecido viria resgatá-los.
Em continuidade, o policiamento montou duas barreiras no intuito de capturá-los. Exatamente às 14hs40min um veículo GM Montana Conquest, cor cinza, placa MNZ-9063, passou por um dos bloqueios em alta velocidade, sendo acompanhado e abordado pelo efetivo no centro da cidade. No momento da abordagem foram encontrados: 01 revólver Taurus cal. 38 Especial, nº de série 1290031, com 09 munições do mesmo cal. intactas, 596g de maconha pronta para consumo, uma porção de sementes da droga, 02 aparelhos celulares marcas Multilaser e Samsung e R$ 25,00 em espécie.

Segundo o imputado Jozeildo, na segunda durante a Operação de erradicação do plantio, tanto ele quanto o menor de idade apreendido estavam nas proximidades da casa e evadiram-se do local, adentrando no matagal. Disseram ainda que desde ontem os mesmos se abrigaram em meio à vegetação, próximo ao local do plantio.

Jozeildo informou que no dia de ontem (28), por volta de meio dia, um indivíduo desconhecido teria ligado para o telefone do mesmo informando que um carro iria buscá-los no local. O menor apreendido confirmou o testemunho de Jozeildo Nogueira Gomes, 22 anos, outro preso Matheus Santos Limeira da Silva, 18 anos, informou que recebeu um telefonema de Jozenildo pedindo para vir buscá-los nas proximidades do plantio, uma vez que o mesmo já teria vindo ao local trazê-los e que teria um veículo disponível no posto da saída para Custódia – PE.
Os envolvidos afirmaram não saber a quem pertence o veículo apreendido. Os envolvidos e todo o material apreendido foram autuados em flagrante e o menor apreendido foi apresentado ao Conselho Tutelar. O imputado Jozeildo afirmou para os policiais que o imputado Marivaldo, dono do plantio e preso durante a Operação de segunda, pagava R$ 400,00 (quatrocentos reais) por semana para que este cuidasse do plantio. O menor apreendido informou que recebia de Marivaldo semanalmente o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para ajudar no cultivo do plantio. Todos os presos de ontem são de Custódia.

Fonte: Mais Pajeú

Festival de Cinema de Triunfo lança o edital de convocação nacional

Resultado de imagem para triunfo pe

A Secretaria de Cultura de Pernambuco lançou nesta terça-feira (28) a convocatória nacional do 8º Festival de Cinema de Triunfo, município do Sertão do Pajeú. As inscrições serão abertas no dia 5 de maio e seguem até o dia 5 de junho, mas o edital já pode ser conferido no site da pasta.

Os inscritos vão concorrer ao total de R$ 40 mil em prêmios. As categorias são Longa-Metragem Nacional, Curta-Metragem Nacional, Curta-Metragem Pernambucano, Curta-Metragem Infanto-Juvenil e Curta-Metragem dos Sertões. O júri oficial escolherá os vencedores. Um júri popular também participará; ele será formado por 20 professores e alunos da rede pública que participarão de um curso de crítica. O evento ocorrerá em agosto deste ano no Cine Theatro Guarany e terá ainda oficinas e rodas de diálogo.

Envio das produções
A novidade desta edição é a possibilidade dos produtores encaminharem os filmes para seleção em dois formatos. O físico pode ser deixado na sede da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), localizada na Rua da Aurora, número 463, Boa Vista, no Recife, ou enviado por Correios para este endereço. O funcionamento é de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Já o formato virtual pode ser postado em plataformas da internet. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3184-3000.

Câmara aprova projeto que dispensa municípios de manutenção da rede elétrica

Resultado de imagem para manutençao iluminação publica
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) a suspensão de parte da Resolução Normativa 479/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que repassa aos municípios a elaboração de projeto e a implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. A suspensão está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1428/13, do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).
A matéria, aprovada na forma de uma emenda do deputado Andre Moura (PSC-SE), será votada ainda pelo Senado.
Marquezelli ressaltou que a resolução da Aneel já está sendo contestada, com mais de 300 ações na Justiça dando ganho de causa em primeira instância às pequenas prefeituras. “Isso vai ser solucionado daqui a dez anos, dando uma despesa para a União com ressarcimentos”, afirmou, defendendo a atuação do Legislativo no caso.
A resolução da Aneel também permite que as atribuições dos municípios sejam delegadas. Já as despesas previstas na resolução incluem ainda todos os custos referentes à ampliação de capacidade ou à reforma de subestações, alimentadores e linhas já existentes.
Norma antiga
O PDC suspende ainda dispositivo semelhante que constava de outra resolução normativa da Aneel (414, de 2010), alterada pela resolução 479/12. Segundo esse texto mais antigo e que passaria a vigorar novamente se não fosse suspenso também, a responsabilidade pelos serviços de elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública seria de pessoa jurídica de direito público ou daquela para qual foi delegada por meio de concessão ou autorização.
Tanto no caso do texto de 2010 quanto no de 2012, a distribuidora poderá prestar esses serviços se houver contrato específico para isso, ficando o ente público responsável pelas despesas decorrentes.

Fundação Altino Ventura volta a atender em Flores


Desde de segunda-feira (27), a caravana da Fundação Altino Ventura vem realizando cirurgias de catarata na Unidade Móvel de Cirurgia Ocular, instalada ao lado do Hospital Municipal de Flores.

Numa parceria entre a Prefeitura de Flores, mediante a Secretaria de Saúde e a FAV, até a próxima sexta, dia 1º de maior, serão cirurgiados pacientes que foram escolhidos numa triagem, feita pela própria Fundação, na última passagem da caravana pela cidade.

Estão sendo atendidos, também, pacientes das cidades de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Betânia e Itapetim.


terça-feira, 28 de abril de 2015

CARRETA TREME TREME EM AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE



Segunda feira 3 de maio a Carreta treme treme o maior som automotivo do mundo chega a Afogados da ingazeira -PE !! Vai ter varios Pit Stop em Afogados é nas cidades vizinhas durante a semana do evento com demostração de luz é brindes para galera !! Aguardem agenda Pit Stop treme treme da semana !!

Secretaria de Administração inicia sinalização vertical do trânsito em Tabira

unnamed (1)
A Prefeitura de Tabira, através da secretaria municipal de Administração iniciou, na manhã de segunda, dia 27, os serviços de sinalização vertical do trânsito da cidade. Os trabalhos começaram pela Rua José Pires Sobrinho, ao lado do terminal rodoviário, com a demarcação de linhas amarelas e de faixa para pedestres.
O secretário de administração do município de Tabira, Flávio Ferreira Marques disse em sua fala que essa realização é de fundamental importância, uma vez que o mesmo proporcionará melhor visibilidade, tanto para os condutores de veículos quanto para os pedestres, proporcionando maior segurança e bem-estar para a população.
unnamed
“Estamos, aos poucos, dando uma nova roupagem na organização do nosso trânsito que se encontrava caótico. Com o trabalho da Guarda Municipal, em parceria com a Policia Militar, está disciplinando, orientando e realizando Blitz Educativas.” Concluiu o secretário Flavio Marques.

Prefeitura de Custódia intensifica limpeza no Rio Custódia

O trabalho de limpeza e desobstrução do Rio Custódia continua a todo vapor. A Secretaria de Obras e Urbanismo está realizando a primeira etapa que vai da Ponte Inocêncio Lima e segue em direção à Fazenda Tamboril. Finalizando esta primeira etapa, o segundo trecho vai da Ponte Inocêncio Lima até às margens da BR 232. 
O trabalho de limpeza é uma forma de combater à dengue e a febre Chikungunya no município. Outra ação realizada foi aplicação de inseticidas através do carro ‘fumacê’, em horário estratégico, durante 12 dias. O Prefeito Luiz Carlos pede à população que tenha o cuidado de jogar o lixo próximo do horário que passa o carro coletor e também não acumule água nos quintais da casa. “Todas as medidas para combater esses males estamos tomando. É preciso que a população tenha consciência e faça a sua parte”, disse o Prefeito Luiz Carlos.

Fonte: Caue Rodrigues

Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte debate acidentes de moto

Resultado de imagem para cepam - acidentes de moto em pernambuco
Apenas de janeiro a março de 2015, o Hospital da Restauração, principal emergência do Estado, atendeu a 946 pessoas envolvidas com quedas e colisões de motocicleta. O número foi apresentado, nesta segunda (27), aos deputados da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte, pelo coordenador executivo do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), o médico João Veiga. De acordo com ele, cada paciente envolvido em acidente de moto custa entre 120 mil e 190 mil reais só para o Hospital da Restauração.
Em média, os acidentados passam 45 dias internados e são submetidos a três operações. Onze de cada cem saem paraplégicos ou amputados. Só em 2014, o Estado gastou um bilhão de reais com esse tipo de ocorrência. De acordo com o coordenador do Cepam, os acidentes de moto são uma epidemia. Por isso, é necessário tomar decisões políticas a respeito do assunto, e a Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte pode contribuir para isso.
A próxima iniciativa do grupo será uma audiência pública no dia 19 de maio para discutir o Maio Amarelo, movimento internacional para a redução de acidentes de trânsito.

Sebastião confirma a reforma da rodoviária e anuncia pacote de obras para Serra Talhada

A partir desta terça-feira (28) o secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, começa a realizar um pacote de obras em Serra Talhada.
De acordo com o calendário enviado o trabalho começa com uma operação tapa buracos na Rodovia Oliveira Neto, além de serviços de capinação e conservação da rodovia. Segundo o secretário de Transportes, também estão previstos investimentos em torno de R$ 400 mil na entrada de acesso ao bairro Malhada.
“Será realizado obras de asfalto e sinalização desde a BR-232 até a Malhada. Cerca de 750 metros serão beneficiados. Acredito que no próximo dia 5 de maio faremos a assinatura da ordem de serviço e o início dos trabalhos. Aliás, este é o presente que daremos a Serra Talhada que faz aniversário no dia 6. É apenas o começo de uma série de obras que estamos programando para a nossa terra”, disse Sebastião Oliveira.
TERMINAL RODOVIÁRIO
Ainda durante a entrevista, Sebastião Oliveira não se esquivou em falar sobre a reforma do Terminal Rodoviário de Serra Talhada, que durante a campanha eleitoral de 2012 foi um dos motes dos adversários. Sorridente, ‘Sebá’ confirmou que a reforma da rodoviária vai se estender por um ano e já está prestes a começar.
“Será uma reforma geral porque vamos derrubar esta rodoviária que está aí. A cidade vai ganhar um terminal novo, moderno e no mesmo local. Será um ano de trabalho e serão aplicados cerca de R$ 2 milhões”, revelou o secretário.
Durante a entrevista, Sebastião Oliveira não revelou quando será assinada a ordem de serviço, mas garantiu que a reforma está assegurada.
“A ordem de serviço será dada agora em maio, eu vou lhe dizer a data exata porque é uma obra que ficará sob a tutela da Secretaria das Cidades. Mas já está tudo certo com a Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipal (EPTI)”, finalizou o secretário. 
(Farol de Notícias)

II conferencia municipal dos direitos das criança e do adolescente de ingazeira


MotoCross 2015 de Belém do São Francisco acontece nos dias 16 e 17 de maio

CARTAZ MOTOCROSS_NOVO

O município de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, já está se preparando para receber a 11ª Edição do MotoCross. O evento, que acorre todos os anos, faz parte das comemorações da emancipação política da cidade e vem se tornando roteiro obrigatório de pilotos e amantes da modalidade de toda a região.

Para Fabiano Caribé, um dos organizadores do evento, esta edição deverá ser bastante diferenciada das anteriores. “Este ano, teremos algumas novidades tanto para o público quanto para os pilotos. Além da premiação total no valor de R$7mil, contaremos com as presenças do locutor Léo Rapaso e do diretor de provas Aurélio Cross, o que irá trazer mais profissionalismo durante as disputas”, finalizou Caribé.

O MotoCross 2015 de Belém do São Francisco acontece nos dias 16 e 17 de maio, ao lado do Estádio Municipal Dr. Geraldo Lustosa (Geraldão). As inscrições serão realizadas no local da prova.

Em assembleia, professores de Pernambuco decidem manter greve


Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27) os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram pela permanência da greve da categoria, decretada no dia de 10 abril. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o movimento grevista está mantido, pois todas as negociações feitas com o Governo do Estado foram “improdutivas”. A rede estadual conta com 650 mil alunos matriculados.
A principal reivindicação da categoria é o cumprimento da Lei do Piso, garantindo assim o reajuste de 13,01% dos salários de todos os professores da rede estadual, e não apenas para os profissionais de ensino médio.
O governo aprovou na Alepe reajuste apenas para os professores com nível médio, o antigo magistério, e 0,89% de aumento para os profissionais com licenciatura plena e 10 anos de serviço. Além disso, o governo argumenta ainda que cumpre a Lei do Piso para toda a categoria e, por tanto, não existe ilegalidade de sua parte.

Afogados: Projeto que causou repercussão sobre gratificação vai ser devolvido ao Executivo


A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira esteve reunida na noite desta segunda em mais uma sessão ordinária. Depois de tramitar durante algumas sessões, o Projeto de Lei enviando pelo Executivo à Câmara, no qual concede uma Gratificação por Desempenho de Atividade (GDA) aos servidores e funcionários, será devolvido. De acordo com o presidente da Casa, Franklin Nazário, como as bancadas não entraram em entendimento sobre o Projeto, o mesmo será devolvido para que se façam as alterações necessárias.
Um outro Projeto de Lei entrou em tramitação, esse de autoria do vereador Augusto Martins, no qual concede Título de Cidadão Afogadense ao padre Josenildo Nunes, que é filho natural de Flores.
Faltaram os vereadores Zé Negão e Vicente Zuza (Vicentinho).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Confira as fotos da 2ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu em Afogados da Ingazeira-PE 2015


 Aconteceu neste domingo dia 26 no Centro Esportivo de Afogados da Ingazeira a realização da 2ª Etapa do Campeonato Pernambucano. Com fortes atletas a Nova União de Chykão e companhia levaram a maior parte das medalhas. Parabéns a equipe!









Prefeitura de Carnaíba bloqueia estrada com entulho, e esgoto a céu aberto continua entre as escolas ETE Paulo Freire, Creche e Cônego Luiz


Depois de denúncia através do nosso blog, o problema do esgoto a céu aberto, localizado entre as escolas Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, ETE Paulo Freire e a Creche, que ficam nas proximidades da PE 320, em Carnaíba – PE, a população não entendeu o que o governo do prefeito Zé Mário quis fazer, quando colocou caçambas de entulhos nos arredores do esgoto que é de grande intensidade, bloqueando a estrada que dá acesso as unidades de ensino.


Pais de alunos das escolas citadas continuam reclamando por que o esgoto a céu aberto com quase 15 metros de extensão, continua trazendo transtornos, desconforto e mau cheiro. Segundo relatos de alunos, tem momentos que infelizmente não dá pra merendar por causa da fedentina que é demais. Além de ser algo que traz danos à saúde das pessoas, todos estão preocupados com essa situação desagradável, e o descaso por parte da atual gestão.

Segundo informações, na creche estudam 210 alunos, mais de 600 alunos no Cônego Luiz, em relação à ETE Paulo Freire não fomos informados a quantidade de alunos que estão ingressando na mesma atualmente. O fato é, que moradores, alunos, professores e diretores, estão esperando a prefeitura se mobilizar. Pois quem passa pelo local, já percebe a extensão do esgoto, e o tamanho do problema que pode se gerar, quando se atrai mosquitos, moscas e ratos, as chances de contrair doenças são grandes.










Ao lado refeitório da escola Cônego Luiz