ACADEMIA

sábado, 20 de agosto de 2016

Serviço Social tem papel fundamental no acolhimento de usuários nas Emergências do HDM/IMIP

O Hospital Dom Malan/IMIP é uma unidade materno/infantil que atende aos 53 municípios que fazem parte da Rede Pernambuco/Bahia (Rede PEBA). Somente no primeiro semestre de 2016, a Emergência Pediátrica atendeu a 15.400 pacientes, já na Emergência Ginecológica foram 10.984 no mesmo período.
As emergências da Unidade de Saúde são climatizadas e preparadas para receber e acomodar os usuários do serviço. Para atender a toda esta demanda, o HDM possui diversos profissionais de diversas áreas como por exemplo médicos, enfermeiros, assistentes administrativos e serviços gerais. Entretanto, um profissional se destaca na atuação em usuários das emergências: o assistente social.
O papel assistente social no HDM tem a prática baseada os parâmetros para atuação do profissional na saúde. “Desenvolve ações socioassistenciais como orientações individuais e coletivas, encaminhamentos quanto aos direitos sociais, formula estratégias de intervenção através de estudo socioeconômico e realidade que o indivíduo está inserido visando a garantia de direitos, fortalecimento de vínculos familiares, entre outros”, pontua a coordenadora do serviço no HDM, Kátia Silene G. Carreiro.
Além disso, os assistentes sociais realizam também a articulação com a equipe multiprofissional com a finalidade de dar melhor resolutividade aos atendimentos e ações desenvolvidas. “Promovemos ações socioeducativas a fim de sensibilizar os usuários acerca de seus direitos sociais, através de palestras, grupos educativos, visitas aos leitos para orientações, distribuição de folhetos informativos, entre outros”, complementa a coordenadora.
Já nas emergências, eles atendem o usuário realizando orientações de normas e rotinas do hospital para que este tenha informações necessárias para um internamento mais tranquilo. Realiza palestras educativas em salas de espera. Realiza visitas aos leitos a fim de conhecer a realidade do usuário e orientar conforme a necessidade.
“O assistente social na emergência realiza encaminhamentos e orientações aos usuários que passam pela classificação de risco e que devem ser atendidos na atenção básica, realizando contato prévio com a secretaria de saúde para garantia de atendimento no local de referência”, discorre Kátia.
“É importante a presença deste profissional na emergência devido a necessidade de acolhimento dos usuários desde a entrada no hospital, fazendo com que este, conheça o funcionamento da unidade para facilitar a estadia durante o tempo em que necessitar. Vale ressaltar que os casos mais complexos que chegam à unidade são imediatamente direcionados ao assistente social que atende no setor, desta forma agilizando o atendimento”, finaliza a coordenadora do serviço social do HDM.

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