ACADEMIA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mesatenista de Arcoverde representa Pernambuco em competição nacional


O mesatenista Leonardo Franklin Tenório Cordeiro, de apenas 12 anos, da cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó pernambucano, foi um dos quatro pernambucanos a competirem na seletiva nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), na cidade de São Paulo (SP). E mais: ele foi o único sertanejo a brigar pela vaga. O evento esportivo aconteceu nos dias 9 e 10 de janeiro. O evento contou com a participação de apenas doze atletas do Brasil, os quais lutaram por duas vagas para representar o país em eventos internacionais. Leonardo disputou na categoria mirim. Ainda representaram Pernambuco Daniella Casado, do Clube Sanharoense de Tênis de Mesa; Maria Clara Vasconcelos, da Associação Caruaruense Ibra; e Gustavo dos Santos Carvalho, da Associação Atlética Unicap.
Até início de 2016, Arcoverde estava fora da lista de cidades berços de atletas em Tênis de Mesa. Mas recentemente a história mudou, graças a Leonardo e seu irmão Bernardo Franklin, com apenas 8 anos. Apesar de muito jovens, e apenas há dois anos que praticam a modalidade, os irmãos já são referência quando o assunto é o esporte. Bernardo foi campeão pernambucano na categoria pré-mirim no ano de 2016 e Leonardo é uma das grandes revelações no país.
Os resultados chegam depois de muito esforço e trabalho conjunto com orientador, o seu pai, Sérgio Franklin, que também é mesatenista desde 2006, com algumas medalhas conquistadas. “Não é fácil praticar um esporte quando sua cidade não possui clubes e campeonatos naquela categoria. É preciso muita determinação e paixão para seguir em frente”, destacou Sérgio.
Segundo ele, existe um ritmo de treinos e uma cobrança saudável para que Bernardo e Leonardo aprimorem suas habilidades. Os treinos acontecem em sua residência, em Arcoverde, e são feitos apenas entre os três atletas, com frequência de quatro vezes por semana, com duração de duas horas. Para melhorar a preparação e enfrentar outros bons mesatenistas, vez por outra os jovens viajam 126 km até o Clube Ibra de Caruaru, onde são filiados.
Ainda sem patrocinadores, os custos para as viagens e inscrições em campeonatos acontecem a partir de recursos de empresas da família. Cheio de orgulho, Sérgio está confiante de que num futuro muito próximo novos títulos possam ser somados às grandes conquistas alcançadas até aqui. Além de novas medalhas e troféus, há outros projetos que começam a nascer, como a criação do Instituto Irene Cordeiro, com a proposta de difundir não só o Tênis de Mesa, mas também outras modalidades esportivas.
Estímulo
A realidade de acesso ao esporte vivenciada por Leonardo e Bernardo deverá se estender às crianças e adolescentes de Arcoverde. O projeto nasce diante das próprias dificuldades encontradas para o estímulo às atividades. Os dois jovens, ao lado do pai, estarão entre os orientadores dos futuros atletas arcoverdenses. Iniciativa que prova que entre os muitos benefícios, o esporte estimula os sentimentos solidários e as atitudes cidadãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.