ACADEMIA

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Paulo Câmara fala sobre ações em Pernambuco e promete asfalto de Ibitiranga até o final de 2018


Na manhã desta quarta-feira (18), o governador Paulo Câmara, ao lado do repórter Felipe Salgado, direto do Palácio do Campo das Princesas falou ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú. Na pauta, privatização da Chesf, decisão do Senado em manter o mandato de Aécio Neves, educação, segurança pública, saúde, infraestrutura e eleições 2018. Leia alguns pontos da entrevista:
Privatização da Eletrobras – “A gente tem tido muita responsabilidade ao tocar em temas que são estratégicos para o país e Pernambuco. Então após estudar o tema, buscamos respostas e vimos que foi uma agenda que não foi discutida com a população. Fizemos uma carta em setembro onde indagamos os benefícios da privatização, pois estamos falando de um ativo que é o Rio São Francisco, que tem outros fatores outras serventias além da produção de energia. Então a utilização do rio precisa ser muito discutida, além disso tem a questão da conta de energia que aumentara 17% com a privatização. E num momento em que a transposição esta chegando ao final. A transposição corre risco com a privatização da Eletrobras. O setor privado que ter retorno do seu investimento e quer ter lucro. E o agricultor familiar precisa para o seu sustento”.
Câmara também informou que até o momento não houve retorno por parte do Planalto e que esse retorno é necessário para dar prosseguimentos nos debates. “É uma questão que precisa ser muito bem tratada pois envolve toda a população”.
Aécio Neves – “Eu procuro não pré-julgar nada, o país vive um momento delicado com esse monte de denuncias. Essa decisão do STF que deu ao senado a responsabilidade de decidir foi divida 6×5. Meu partido votou contra, não há muito que discutir, lamentamos que não agiram em consonância com a população”.
Educação – “Temos uma agenda que é a do futuro, só vamos transformar Pernambuco em um estado melhor para todos investindo na educação. Saímos das ultimas colocações do IDEB para as primeiras colocações, temos a menor taxa de abandono, apenas 1,7% dos alunos que entram não saem, já foi 24% no passado, Pernambuco anda de mãos dadas com o presente e o futuro. E temos que trabalhar muito para corrigir o presente”.
Paulo garantiu que o programa Ganhe o Mundo terá continuidade em 2018: “educação é o maior patrimônio que podemos ter, em 2018 vamos embarcar 23 alunos da região do Pajeú, esse programa já faz parte do dia a dia de nossas escolas, e vai ser mantido e estamos ampliando, com o Ganhe o Mundo Musical”.
Saúde – “É fundamental criar o Hospital Geral do Sertão, que será um centro especializado para atender casos de trauma, pois sabemos que nesses casos quanto mais rápido o atendimento melhores são as chances de recuperação, então vamos encurtar as distâncias. Vai começar as obras, em janeiro e temos expectativa de concluir até dezembro. Com relação ao HREC tem se buscado humanizar cada vez mais o atendimento, estive com o prefeito José Patriota e ele colocou importantes observações de melhora no atendimento. E vamos pensar em novos planos, pois a população tem tido aumento na expectativa de vida.  E quero prosseguir tendo condições de melhorar o atendimento da saúde no estado”.
Infraestrutura – “As estradas PE-275 e a de Ibitiranga já estão no planejamento de 2018. A 275 é preciso fazer uma obra maior, não sendo possível um paliativo, pois não resolve. E  a estrada de Ibitiranga já está no projeto. São estradas importantes para a região”. O governador Paulo Câmara disse que pretende iniciar o asfalto de Ibitiranga ainda este ano e concluir até o final de 2018.
Já com relação a obra de duplicação do acesso a Afogados da Ingazeira, que tem sido motivo de muitas reclamações de ouvintes da Rádio Pajeú pela morosidade da obra, Paulo disse que conversou com o prefeito José Patriota, “eu me comprometi com ele em dar celeridade nisso, até o final do ano e já iniciar outra etapa”.
Segurança – “Aumentou a violência em todo país, e Pernambuco que conseguiu ser diferente por um bom tempo, agora está tendo um aumento. Estamos formando mais policias militares, mais policiais civis, estruturando as policias para que dêem respostas mais rápidas. Temos hoje operações para prender quadrilhas que são especializadas em assalto a carro forte, o sertão do Pajeú tem facilidade para esse tipo de crime, pois muitas cidades fazem fronteira com cidades da Paraíba e os bandidos preferem regiões assim para tentar confundir a polícia. E vamos combater aquilo que é o maior responsável pelo aumento da violência no estado que são as drogas. Estamos em busca de prender traficantes e homicidas. A sociedade precisa de políticas que lhes garantam o direito de ir e vir”.
Câmara também disse que os números de outubro já devem mostrar redução da violência no Estado e que a projeção é de que até o fim do ano os índices tendem a baixar mais ainda.
Crise hídrica – “A gente esta muita alerta com as obras federais, tem conversado muito com o ministro Helder Barbalho, mas a situação está difícil com relação aos recursos financeiros, uma questão dessa como a água é de extrema importância. Estamos vendo formas de com recursos estaduais amenizar a situação de cidades com Triunfo por exemplo, mas não podemos arcar com tudo. Temos feito muitas ações relacionadas a construções de poços, mas a gente sabe que só resolve com obras estruturadoras. Será necessário uma cobrança mais forte ao governo federal”.
2018 – Questionado se não teria vontade de iniciar os debates eleitorais, visto que a oposição já vem fazendo isso, Paulo disse: “bem Nill o que eu vejo muito claramente é que a população quer ver o governo trabalhando, essa questão eleitoral é da oposição. Eu não posso estar debatendo essa pauta eleitoral agora. Estamos vendo o governo federal totalmente perdido com tudo parado”.
                                                                                                                         Andre Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.