ACADEMIA

sexta-feira, 31 de março de 2017

Chuva traz alegria e preocupação a áreas do Pajeú


Uma chuva torrencial atingiu várias cidades do Pajeú nesta quinta (30), chegando às regiões do Médio e Alto Pajeú. Há registro de chuvas em cidades como Itapetim, Carnaíba, São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira.
Em Afogados, áreas do Bairro São Francisco, centro e outras comunidades tiveram relatos de problemas pelo forte volume de chuvas.
Algumas ruas pareciam rios com a força da água, como no vídeo mostrando a situação da Rua Diomedes Gomes (acima). Também houve registros de problemas similares em outras vias nos bairros São Braz, Costa. Um  muro caiu próximo à Escola Eremmaps, na Rua Sônia Ricardo, do bairro Costa, o muro de uma casa caiu e a água inundou a casa de uma senhora, fato que se repete, esta mesma senhora teve o muro derrubado pela força das águas há alguns anos, a Secretaria de Obras reconstruiu o muro mas o mesmo não suportou e desmoronou.
Ainda no bairro Costa, na rua Izídio Leite, a água desceu com tanta força que inundou uma casa, os vizinhos se reuniram para ajudar a família que teve móveis danificados com tanta água e lama que correu pelo asfalto e entrou pela garagem da casa, chegando a altura da canela, uma boa parte do asfalto sumiu em baixo da lama que agora toma conta do lugar.
Número extra oficial, aferido pelo pluviômetro indicou 60 milímetros em cerca de duas horas de chuva em Afogados.
A Quinta Cultural, que teria a participação de Sebastião Dias, Zé Carlos do Pajeú, Diomedes Mariano e Edesel Pereira, na Praça Arruda Câmara, foi cancelada, como confirmou o Secretário Executivo de Cultura e Esportes, César Tenório. Uma nova data será marcada.
Em Carnaíba, a chuva também foi muito forte. Na Rua Nova, importante artéria da cidade, a imagem da rua deu a dimensão da força das chuvas. Era muita água percorrendo sua extensão.
Ontem,  Afogados da Ingazeira havia registrado apenas um sereno próximo de meia noite e outro às 3h da madrugada de hoje. Em Carnaíba 5 mm foram anotados. Em Serra Talhada o dia começou com chuva.
Na zona rural de Afogados choveu 9 mm em Dois Riachos e também na Carnaúba dos Vaqueiros e Pintada, Riacho Fundo, Leitão, Capim Grosso 8 mm e Góis de Carnaíba onde foram registrados 15 mm. Os números oficiais de ontem só serão conhecidos hoje.

Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos e 4 meses de prisão


O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná,  condenou nesta quinta-feira (30) o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem e evasão de divisas no caso que envolve a compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobras, em 2011. Esta é a primeira condenação do peemedebista.
Ele é acusado de ter recebido 1,5 milhão de dólares (ou o equivalente a 4,64 milhões de reais) em propina da compra, pela Petrobras, de 50% dos direitos de exploração de um campo de petróleo em Benin, na África, no valor de US$ 34,5 milhões. O negócio foi capitaneado pela Diretoria Internacional da estatal.
Segundo Moro, o negócio fraudulento teria gerado um prejuízo de 77,5 milhões de dólares para a Petrobras.

IFPE convoca candidatos na lista de espera do Sisu


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou a lista de candidatos à matrícula da segunda convocatória da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017.1. A matrícula acontece nesta sexta-feira (31) e segunda-feira (03/04) no campus onde o curso é oferecido. Confira a lista aqui e os documentos necessários aqui.
Caso ainda sobrem vagas, uma terceira e última convocatória será realizada no dia 10 de abril, sendo a matrícula para o período de 17 e 18 de abril. Os candidatos devem ficar atentos às divulgações das convocatórias no site do IFPE (ifpe.edu.br) e aos prazos estabelecidos.
Mais informações ou esclarecimentos, através do e-mail prodenresponde@reitoria.ifpe.edu.br ou pelo telefone: (81) 2125.1732.

Paulo Câmara dá prazo de dois meses para destravar o SAMU em Serra Talhada


O Governador Paulo Câmara arriscou dá um prazo para que a central de regulação do Samu realmente funcione em Serra Talhada.  Segundo o governador, será feito um esforço no sentido de destravar verbas do governo federal para liberação do Samu nos próximos dois meses. Câmara também garantiu – em conversa com o prefeito Luciano Duque – cumprir com os 25% do repasse estadual. E teria ouvido do gestor a certeza do município bancar os 25% restante, caso as verbas federais cheguem mesmo à cidade.
“A gente precisa primeiro destravar o credenciamento, sem os recursos não tem como botar para funcionar. Vou fazer um esforço agora junto com nossa bancada (federal), junto ao Ministério (da Saúde) e para que nos próximos 60 dias tenhamos uma definição definitiva quanto a isso. Conversei com o prefeito Luciano (Duque) e a gente tem realmente esse impasse sobre o Samu, que é feito com 50% do recurso do governo federal, 25% do governo do Estado e 25% do município”, disse o governador, reforçando:
“Então, conversei com Luciano para justamente a gente vê a garantia dos recursos virem, porque com essa garantia ele também nos garantiu que teria condições de botar para funcionar. Vamos fazer isso, porque Serra Talhada como Petrolina são as duas regiões que ainda não instalaram o Samu, porque é uma equipamento fundamental para se regularizado para que possa realmente melhorar a situação do atendimento, principalmente, na urgência e emergência e do transporte adequado de pacientes”.

Mobilização desta sexta-feira não deve interromper serviços públicos


Nesta sexta-feira (31), os movimentos sindicais em Pernambuco vão se reunir em um novo ato contra as propostas em tramitação no Congresso Nacional de retirada de direitos da classe trabalhadora. A manifestação, porém, não deve afetar serviços públicos. De acordo com os sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e dos Professores do Recife (Simpere), não haverá fechamento de escolas das redes estadual e municipal por causa do ato. As categorias foram convocadas a participar do protesto, mas não há orientação para paralisação.
Os metroviários também garantiram que o metrô vai funcionar normalmente nesta sexta. O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco também não convocou paralisação. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) informou que a paralisação só deve acontecer na Greve Geral, marcada para 28 de abril.
Por outro lado, vários colégios da rede particular de ensino do Recife não terão atividades para que os funcionários possam participar do ato. As famílias já foram comunicadas por meio de informativos, como este, do Instituto Capibaribe:
Caras Famílias, Na próxima sexta-feira, dia 31 de março, haverá o Dia Nacional de Mobilização, convocado por diversas organizações sociais.
Entendemos que esta chamada importa a todos (as) trabalhadores (as) e transcende a questões partidárias. É a expressão da indignação do povo brasileiro diante dos retrocessos educacionais, sociais e trabalhistas que o atual governo parece irredutível em implantar, e que penalizarão, gravemente, a toda população brasileira.
Diante de tais acontecimentos, não cabe à indiferença. Coerentes com a nossa crença na democracia e na defesa de uma sociedade mais justa, decidimos, então, suspender as aulas nesse dia, para os (as) profissionais das escolas participarem desse ato de cidadania.
Convidamos vocês a participarem conosco.
Equipe do Instituto Capibaribe

Outras instituições particulares de ensino, como o Colégio Apoio, a Escola Parque e a Escola Arco Íris também liberaram os professores para participarem da manifestação do Dia Nacional de Luta, que terá mobilizações em todo o país. No Recife, a concentração está marcada para as 15h, na Praça da Independência,  conhecida como Pracinha do Diário, no bairro de Santo Antônio. Em Caruaru, a concentração começa mais cedo, às 8h, em frente ao Grande Hotel.
As centrais sindicais lutam contra a aprovação das terceirizações, a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista. O movimento está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (Sinpc) e pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (Sinpmol).

Ministério Público do Trabalho interdita matadouro de Afogados da Ingazeira


Uma inspeção do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego culminou com a interdição do matadouro na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
Segundo o MPT, problemas foram encontrados para comprometer saúde e segurança dos trabalhadores. Irregularidades no trabalho em altura, piso do local, parte elétrica e falta de treinamento por parte dos funcionários foram detectados nas inspeções.
A equipe de trabalho da fiscalização foi composta pelo procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho e pelos auditores fiscais Edson Cantarelli e Francisco Reginaldo Rodrigues. O matadouro de Afogados da Ingazeira é gerido por uma empresa.
Na próxima segunda-feira (03), haverá reunião com representantes da empresa e do Ministério do Trabalho e Emprego, para tratar das medidas que deverão ser adotadas para a desinterdição do matadouro. No âmbito do Ministério Público do Trabalho, as informações da inspeção serão juntadas nos inquéritos já em andamento.

Obra da Adutora do Moxotó tem ritmo acelerado


Seis frentes de trabalho simultâneas, atuando com jornada estendida, dão ritmo acelerado às obras do Sistema Adutor do Moxotó. Compesa quer antecipar a conclusão do empreendimento.

 Na cidade de Sertânia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou  os serviços de terraplanagem para a construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1 do Sistema Adutor do Moxotó. A obra é a primeira ligação do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com o Agreste pernambucano, e foi a alternativa encontrada pela companhia e governo do Estado para antecipar a chegada das águas do 'Velho Chico' na região, a mais castigada pela seca que já perdura seis anos consecutivos.

Após a visita do governador Paulo Câmara a cidade de Arcoverde, na última sexta-feira (24) - durante o programa Pernambuco em Ação -  as obras ganharam celeridade com seis frentes de trabalho simultâneas e jornada de trabalho estendida - de domingo a domingo.

Com essas medidas, a Compesa busca antecipar a conclusão da Adutora do Moxotó para o final deste ano - o prazo previsto no projeto é abril de 2018. Até o momento, 20% das obras já foram concluídas, o que representa o assentamento de 16.000 metros de tubulações no município de Sertânia, a partir do canal do Eixo Leste até o distrito de Cruzeiro do Nordeste, margeando a BR-232. O projeto ainda prevê a construção de mais duas estações elevatórias, uma em Cruzeiro do Nordeste, cujas obras já estão em andamento, e a terceira unidade deve ser iniciada no mês de abril, na cidade de Arcoverde.

A Adutora do Moxotó vai operar com uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para regular o abastecimento de oito cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Juntos, os municípios somam uma população de mais de 300 mil pessoas.

 A estiagem prolongada castiga o estado de Pernambuco e a Compesa tem buscado alternativas para viabilizar as obras necessárias para atender à população. A Adutora do Moxotó permitirá a retirada do colapso de abastecimento de cinco cidades   e três em pré-colapso (Arcoverde, São Bento do Una e São Caetano) “, afirma o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

Serão investidos R$ 85 milhões em todo projeto, recursos do governo federal, governo do estado e Compesa, para implantar três estações de bombeamento e uma adutora com a extensão de 70 mil metros. A captação da água da Transposição será feita na Barragem do Moxotó, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde. O Sistema Adutor do Moxotó será interligado à Adutora do Agreste na cidade de Arcoverde.

Homens são em presos em Afogados após roubo de veículo em Iguaracy


A GT Ordinária foi informada pela Central de Operações do 23º BPM que havia ocorrido um roubo na Zona Rural do município de Iguaracy, onde foi subtraído o veículo Fiat Uno, cor branca, placa KHY 8971 pertencente ao senhor Adelmo José da Silva.
A Guarnição rapidamente realizou diligências localizou e deteve o acusado Aldair Claudio da Silva que conduzia o referido veículo. Após informações sobre o segundo envolvido de nome Geovasio Monteiro Lopes, a Guarnição de Afogados da Ingazeira montou bloqueio em via estratégica da cidade e interceptou o veículo Fiat/Strada Adventure, cor branca, placa ORE 8331, na Avenida Rio Branco em Afogados da Ingazeira, conduzido pelo envolvido 02 que consta como roubado na cidade de Caruaru.
Ao realizar abordagem localizaram dentro do carro (Strada) uma pistola 380, marca Taurus, Nº de série KQQ 87208 municiada com 16 (dezesseis) munições. Diante dos fatos os envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à DP local onde ficaram a disposição da autoridade policial para medidas legais.

MPPE requer à Justiça que imponha multa à empresa Viação Progresso por descumprir decisão judicial


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protocolou, em 22 de março, pedido de execução de multa, no valor de R$ 198 mil, contra a empresa Auto Viação Progresso SA em razão do descumprimento de decisão judicial que determinou à empresa oferecer duas vagas gratuitas para idosos nas viagens de transporte intermunicipal, conforme a Lei Estadual nº10.643/91. O MPPE pleiteia ainda que os valores arrecadados sejam recolhidos ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, o MPPE obteve, em maio de 2016, tutela provisória obrigando a Auto Viação Progresso a seguir os ditames da Lei nº10.643/91, o que inclui a oferta de duas vagas gratuitas para maiores de 65 anos; a exigência de documento de identidade oficial para comprovação da idade; a exibição, em lugar de fácil visualização nos guichês e no site da empresa, dos horários das viagens sujeitas ao benefício de gratuidade para idosos; e a inclusão do benefício em, pelo menos, metade das linhas disponíveis, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. Logo, o valor da multa corresponde a 198 dias de descumprimento.
“Apesar de estar ciente, desde 5 de setembro de 2016, da decisão proferida pelo Juízo de Garanhuns, a empresa nada fez para adequar-se ao cumprimento da decisão. Idosos têm se dirigido à Promotoria de Justiça para reclamar acerca do não cumprimento da decisão, informando que a empresa apenas disponibiliza gratuidades nos horários das 11 e 17 horas nos veículos para o Recife, destino mais procurado pelos idosos em razão de atendimentos médicos na capital”, relatou Domingos Sávio Pereira Agra, no texto da ação.
Além de não cumprir as determinações da Justiça, o MPPE apurou que a empresa ainda está burlando a decisão ao se aproveitar de uma brecha legal. O artigo 2º §1º da lei estabelece que “havendo linhas servidas, simultaneamente, por veículos com características urbanas e rodoviárias, a gratuidade somente valerá em relação àqueles de características urbanas”. Para se eximir de oferecer as passagens gratuitas, a Auto Viação Progresso mantém um número muito maior de veículos da categoria para a qual não há obrigatoriedade do benefício. Tal medida também inviabiliza a expansão da gratuidade para mais da metade das linhas.
“Resta patente a situação de descumprimento pela demandada, em razão de sua omissão quanto à adoção das medidas necessárias para o fornecimento de passagens gratuitas aos idosos com mais de 65 anos de idade. Dessa forma, abre-se ao MPPE executar a multa imposta liminarmente, devido à sua natureza coercitiva”, complementou o promotor de Justiça.
Histórico – depois de receber as denúncias dos idosos, a primeira providência adotada pela Promotoria de Justiça de Garanhuns foi a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado pela empresa. Apesar de se comprometer a respeitar a Lei Estadual nº10.643/91 e o Estatuto do Idoso, a empresa não honrou o TAC e prejudicou os maiores de 65 anos, tendo sido acionada judicialmente pelo MPPE no ano seguinte.

Movimento Democrático acompanha agenda da oposição em Afogados


A bancada de oposição na Alepe começou nesta quinta-feira (30) a ação batizada como Pernambuco de Verdade, uma agenda que visitará os Sertões do Pajeú e do Moxotó, com a intenção de avaliar obras paradas e equipamentos públicos mantidos pelo Estado, fazendo um contra ponto ao “Pernambuco em Ação” realizado pelo governador Paulo Câmara há alguns dias.
Nesta quinta, a bancada está em Serra Talhada, amanhã (31) a agenda será em Afogados da Ingazeira e Arcoverde.
Em Afogados, a bancada de oposição ganhará o reforço do grupo de oposição Movimento Democrático liderado por Emídio Vasconcelos ex-candidato a prefeito do município.
Emídio recebeu convite da bancada para fazer parte da agenda na cidade, que entre outras ações, participará do Debate das Dez da Rádio Pajeú. “Recebemos o convite para acompanhar a agenda em Afogados e alguns integrantes do grupo irão participar, é uma boa oportunidade para mostrarmos que o “Pernambuco em Ação” do governador, não tem tantas ações efetivas assim como ele disse ter”, pontuou Emídio.
Emídio ainda chamou de desperdício a oportunidade que vereadores, lideranças locais e presidentes de associações tiveram de cobrar mais ações para os problemas do município. “Fiquei sabendo que foram só elogios ao governador, teve presidente de associação agradecendo algumas ações realizadas pelo governo. Veja, não discordo disso, mas da forma como foi feita é como se estivesse tudo as mil maravilhas e todos sabemos que a coisa não é bem assim”, disse Emídio.

Ex-prefeito de Ibimirim é condenado por improbidade administrativa

Resultado de imagem para ibimirim  em pernambuco
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A decisão contra Antônio Marcos Alexandre atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns, no Agreste, em ação de improbidade após a constatação de irregularidades na contratação de artistas para as festividades juninas do município.
De acordo com o MPF, a prefeitura de Ibimirim realizou dispensa indevida de licitação em contratação decorrente de convênio firmado com o Ministério do Turismo, em 2009.
Segundo a sentença, a dispensa ocorreu em hipótese não prevista em lei, uma vez que a empresa escolhida não preenchia os requisitos para representação exclusiva das bandas e cantores contratados, sendo a responsável pelos artistas apenas de forma esporádica.
O valor do convênio foi de R$ 140 mil. Além do ex-gestor, também foram condenados  um empresário, uma empresa de captação de recursos e três servidoras da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Ibimirim à época. Os réus foram condenados ao pagamento de multa civil equivalente ao valor das últimas remunerações recebidas. 
O responsável pelo caso é o procurador da República Marcel Brugnera. O MPF recorreu da decisão para que os réus também sejam condenados ao ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Muita Chuva Nesta Quinta Feira Em Afogados da Ingazeira


Fotos do Blog Jailton Ramos 1,2 e 3


                       
                                                              Foto de Rodrigo Pires

BREJINHO:"PREFEITA TÂNIA MARIA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA,31 DE MARÇO"



Após reunião com ministro, Sebastião Oliveira dispara: ‘Vamos integrar Serra Talhada ao Brasil e ao mundo’


O secretário o estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, teve um importante encontro com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, nessa quarta-feira (29), em Recife. Acompanhado de Ricardo Ferraz e Eudes Tenório, prefeitos de Floresta e Venturosa, respectivamente, o gestor conseguiu firmar relevantes  parcerias que vão trazer benefícios para estes dois importantes municípios pernambucanos.

Já para Serra Talhada, após conseguir uma viatura do Corpo de Bombeiros, Sebastião e o ministro Quintela ratificaram os compromissos em torno da ampliação do aeroporto Santa Magalhães, cujo convênio deverá ser assinado ainda em abril.

“Esse investimento é uma grande conquista que vai alavancar a economia de todo o Sertão do Pajeú. Vamos integrar Serra Talhada ao Recife, ao Brasil e ao mundo. Até o final do ano, a empresa Azul iniciará as operações em Serra Talhada. Com isso, vamos consolidar os polos médico, comercial, universitário e turístico da região”, ressaltou Sebastião Oliveira.⁠⁠⁠⁠

FLORESTA E VENTUROSA

Durante a reunião, Maurício Quintella, garantiu ao prefeito Ricardo Ferraz, de Floresta, que o DNIT realizará a execução da obra de duplicação do trecho de 1,4 quilômetro que dá acesso ao município pela BR-316. Antes disso, o DNIT realizará ações de conservação no trecho.

Já para Venturosa, o ministro se comprometeu em alargar a ponte localizada na BR-424, atendendo um desejo antigo dos usuários da via. A iniciativa vai garantir mais fluidez no deslocamento e reforço na segurança dos usuários. O encontro também contou com a presença do superintendente regional do DNIT, Cacildo Cavalcante.

Tradição de família chega a Serra Talhada com grandes novidades


O talento e a tradição da arte circense foi a maior herança que os palhaços Pindoba e Geruza deixaram para um dos mais famosos circos do Nordeste. O Circo Pindorama dos Sete Anões chegou em Serra Talhada tem como atração principal do espetáculo uma família de artistas há cerca de 30 anos faz a alegria das pessoas por todo o Brasil.

Naturais do estado do Ceará a Família Gomes hoje é liderada pelos irmãos Gilberto, Charles, Cleide, Cláudio, Rogério, Zuleide e Cleidiomar, que têm entre 56 e 30 anos, são as atrações principais do circo em diversos tipos de apresentações. Os artistas animam a público com o ‘Homem Pássaro’ e o ‘Globo da Morte’.

A grande estrutura do Circo dos Sete Anões está sendo montada na Lagoa Maria Timóteo, no Centro. Os espetáculos começam nesta sexta-feira (31), as entradas custam R$ 5 criança – R$ 10 adulto – R$ 15 cadeiras centrais. Em conversa com o blog, um dos mais velhos dos irmãos, Gilberto Gomes, de 52 anos, contou sobre a história da família.


“Meu pai era o Sebastião Benedito Gomes, começou com 13 anos e faleceu aos 66 anos. Essa foi a herança que ele deixou para nós. Depois ele conheceu a minha mãe e vieram os filhos. A vida inteira, desde que me entendo de gente trabalhamos com circo. Minha mãe, Geruza Gomes, tem 78 anos e  teve 12 filhos, um morreu e 5 cinco não”.

Para a família Gomes, que conta com mais de 40 pessoas trabalhando e a maioria são familiares, a educação dos filhos é fundamental. Gilberto Gomes explicou que a cada cidade que passam as crianças e adolescentes são matriculadas nas escolas e apenas os mais velhos podem começar a aprender a magia do circo.

A fama do circo já chamou a atenção de diversos programas de televisão pelas cidades que passou. “Nós já participamos de programas de grandes emissoras de televisão, como a Eliana, Jô Soares, Pânico e fizemos dois documentários um em Paulo Afonso e outro com um diretor dos Estados Unidos”, disse com orgulho.

Governador conclama prefeitos para a construção de um Pernambuco unido


O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta terça-feira (28.03), solenidade em comemoração aos 50 anos da fundação da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), quando os membros da nova diretoria - eleita no último dia 15 de fevereiro - foram empossados. A cerimônia, realizada na sede da entidade, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, reconduziu o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ao cargo de presidente da Amupe. Na ocasião, também foram empossados a vice-presidente, Ana Célia, e o tesoureiro João Batista.

“Sei a importância de estarmos juntos e a Amupe tem o papel fundamental para que a superação dos desafios seja feita de maneira conjunta, colaborativa em favor de Pernambuco, que tanto precisa de nós. Eu digo e repito: a questão da unidade entre Estado e municípios é fundamental. Então contem com o Governo do Estado”, cravou Paulo Câmara.

Sobre os 50 anos da Amupe, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da entidade desde que foi criada. “Surgiu em um período difícil pelo que passava o Brasil, mas foi importante, já naquele tempo, a consciência dos prefeitos e prefeitas da necessidade de unidade em torno dos interesses comuns e na busca de que os municípios pudessem andar com as próprias pernas”, afirmou.

José Patriota anunciou que, para este novo mandato, a entidade desenhou  um novo formato de gestão: agora, o trabalho em prol dos municípios será feito por meio de grupos e temas. “Estamos implementando uma nova maneira de trabalho para que todos os temas e demandas sejam trabalhados nos debates e articulações com o Congresso Nacional, de forma que haja uma construção coletiva”, explicou. 

A Associação Municipalista de Pernambuco foi criada em 1967, durante o regime militar. A entidade, que, atualmente, conta com 171 municípios filiados, tem como causa principal o fortalecimento das cidades pernambucanas, sobretudo, no que diz respeito à busca de administrações municipais mais eficazes.

ATENÇÃO AFOGADOS DA INGAZEIRA PE E REGIÃO


ATACADISTA, SACOLEIROS E VAREJISTAS E A FAMOSA FEIRA DOS FABRICANTES DO BRÁS E 25 DE MARÇO DIRETAMENTE DE SÃO PAULO BEM PERTINHO DE VOCÊ 🛍
DATA: 31MARÇO À 02 DE ABRIL 
HORÁRIO : 9 ÀS 21HRS
ATACADO E VAREJO ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES

SUPER EDIÇÃO COM PROMOÇÃO EM TÊNIS APENAS 60 REAIS!
MODA MASCULINA FEMININO, INFANTIL, ÍNTIMA A PREÇOS DE FÁBRICA 

ENTRADA E ESTACIONAMENTO GRATUITO!
MARQUE 3 AMIGOS OU COMPARTILHE E CONCORRA A 100 REAIS EM DINHEIRO 

LOCAL: CLUBE AABB

Transposição: MPF pede fiscalização de crimes ambientais na Paraíba


Dentro de um inquérito civil aberto sobre a Transposição do Rio São Francisco na Procuradoria da República em Monteiro, na Paraíba, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Ibama para prevenir e reprimir crimes ambientais no leito do Rio Paraíba, que recebe a água do projeto. A ação, para descobrir se há extração ilegal de areia e outros minérios, deve ser desde a nascente, na divisa com Pernambuco, até o açude Boqueirão, onde a água deverá chegar em abril, segundo previsão do Ministério da Integração Nacional.
O MPF contesta o prazo do governo federal. O órgão afirma que o motivo são barramentos, problemas na calha do rio e a baixa vazão. O problema já havia sido apontado no início de fevereiro, quando um documento apontou que seria “difícil” que a água chegasse à Paraíba em março. Com a água em Monteiro desde o dia 10, a procuradoria denuncia que o município ainda não teve o abastecimento de água regularizado.
O eixo leste foi projetado para beneficiar 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco. A Integração Nacional anuncia que começaram a ser abastecidos esse mês 35 mil pernambucanos em Sertânia e 33 mil em Monteiro, apesar do que afirma o MPF. A obra começou em 2007, no segundo mandato do ex-presidente Lula (PT), com expectativa de ser concluída três anos depois. Foram investidos até agora mais de R$ 9 bilhões.
A inauguração foi no último dia 10, em cerimônia com o presidente Michel Temer (PMDB). A entrega da obra está sendo marcada pela disputa de paternidade. Nove dias depois, Lula e Dilma Rousseff também estiveram em Monteiro para um ato político em que enfatizaram que mais de 80% da construção dos canais foi no governo dos dois. O peemedebista havia dado um recado para Lula quando esteve na Paraíba ao afirmar que não queria a paternidade da Transposição – “Ninguém pode tê-la”, afirmou – e foi rebatido: “Se eles têm vergonha, eu não tenho. Nós somos pai, mãe, tio, primo e sobrinho da Transposição do Rio São Francisco.”
A estratégia de Lula foi adotada após uma aproximação de Temer e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), da obra. O tucano, que pode disputar com Lula a presidência em 2018, cedeu bombas através da (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O último conjunto deveria ter sido acionado nesta quarta-feira (29), em Sertânia, mas para dobrar a vazão e fazer a água chegar a Campina Grande, onde deve abastecer 400 mil pessoas.

Operação da Polícia Federal erradica 362 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco


A Polícia Federal em Pernambuco apresenta, na manhã desta quarta-feira, o resultado da operação Baraúna, que erradicadou 362 mil pés de maconha nas ilhas do Rio São Francisco nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco. De acordo com a PF, o montante seria suficiente para produzir cerca de 160 toneladas da droga.
Durante a ação também foram apreendidas mais de duas toneladas de maconha pronta para o consumo e descoberta uma nova tática dos traficantes, de plantar a erva misturada com mandioca, para ocultar os plantios e dificultar a localização pelos policiais federais durante as inspeções feitas em helicópteros.
Os trabalhos, realizados pela PF em Salgueiro, com apoio do Corpo de Bombeiros e de policias civis do Distrito Federal, fazem parte das estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, para reduzir a produção e oferta de maconha na região. A operação contou com um efetivo 40 policiais entre federais, civis e militares do GATI e do Corpo de Bombeiros de Belém do São Francisco. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e contaram com o apoio de três aeronaves sendo duas da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia FederalF e uma da Polícia Civil do Distrito Federal, além botes infláveis do Corpo de Bombeiros.
De 15 a 22 de março, foram erradicados 362 mil pés de maconha, 97 plantios, 159 mil mudas da planta e apreendudos 2.100 Kg de maconha pronta para o consumo. Ninguém foi preso. Os plantios foram localizados após levantamentos feitos pela Polícia Federal.

Salles decide e Santa Cruz vence o Itabaiana no jogo de ida das quartas


Um placar magro, mas que dá um tranquilidade para o jogo da volta. Foi assim que o Santa Cruz começou a construir sua história nas quartas de final da Copa do Nordeste. Jogando como mandante contra o Itabaiana, os pernambucanos fizeram 1 a 0 na casa do adversário – com mais um gol de Anderson Salles de falta – ainda no primeiro tempo e administraram a vantagem para a decisão no Arruda, no próximo sábado. A equipe sergipana pressionou muito no segundo tempo, mas não deu muitos sustos ao goleiro Julio Cesar.
Santa Cruz e Itabaiana voltam a se enfrentar no sábado, mas desta vez no Arruda, no Recife. O jogo acontece às 18h15. Como os pernambucanos venceram por 1 a 0, jogam pelo empate. Um resultado de 1 a 0 para os sergipanos leva a decisão para os pênaltis. Para não depender das penalidades, o Tricolor Serrano precisa vencer fora de casa por dois gols de diferença, ou por um, desde que marque mais dois.
Um primeiro tempo equilibrado no Etelvino Mendonça. As duas equipes conseguiam criar chances de gols, com o Itabaiana sendo mais perigoso nos arremates. Mas os donos da casa não marcaram e pagaram caro quando Anderson Sales teve uma falta para cobrar. Ele mandou na gaveta e deixou o Santinha na frente. Os donos da casa ainda tentaram o empate com Paulinho Macaíba e Diego Neves, mas a pontaria não estava em dia.
Precisando fazer pelo menos um gol para ter um bom resultado no jogo da volta, no Recife, o Itabaiana voltou para o segundo tempo todo no ataque. O Santa Cruz, por sua vez, tratou de se defender para voltar para casa com a vitória na bagagem. Foram praticamente 45 minutos de ataque contra defesa, mas com os sergipanos se limitando a cruzar bolas na área e no fim das contas conseguiu poucas finalizações. O resultado acabou mesmo 1 a 0 para o Santa, que leva a vantagem para o jogo da volta, no Arruda.

ABAV-PE realiza o Visite Pernambuco – Caruaru até domingo


Tem a feira com a Barraca de Tia Guida, o Alto do Moura com os bonecos de barro e o Museu do Forró – Luiz Gonzaga. Tem também a Serra dos Cavalos, com trecho de mata atlântica preservada e mananciais de água em pleno Agreste nordestino. Tem fartura no Bar da Perua e cantoria na Casa Di Lúcio. De tudo o que o turismo precisa para atrair visitantes, Caruaru tem. E começa a divulgar com o Visite Pernambuco – Caruaru, organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-PE.
Com apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedec) e da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, o evento leva à Capital do Forró, de quinta a domingo (30/3 a 2/4), o Consulado Geral dos EUA no Recife, operadores e representantes de companhias aéreas, hotéis e entidades de turismo para conhecer todos os atrativos do município e participar de rodada de negócios.
“Caruaru sempre foi divulgada como destino de São João. Tem o maior São João do mundo, atrai milhares de turistas. Estamos agora anunciando que cidade tem potencial para atrair visitantes o ano inteiro. Do turismo de negócios ao turismo rural, há o que desfrutar. Estamos trazendo operadores para conhecer esses atrativos e criar novos roteiros a serem comercializados por todo o Brasil”, destaca o presidente da ABAV-PE, Marcos Teixeira.
Da quinta-feira à noite, quando a comitiva da ABAV-PE chega a Caruaru, à tarde do domingo, quando os convidados conhecerão o Armazém da Criatividade e o Polo Caruaru, serão visitados restaurantes, museus e ateliês selecionados a partir de visita técnica feita pela ABAV-PE.
“Durante cinco dias visitamos vários pontos e equipamentos turísticos e avaliamos o que estava melhor estruturado para ser apresentado aos operadores neste momento. Nossa responsabilidade é grande porque vamos oferecer novos roteiros que serão comercializados a turistas de toda parte do mundo. Foi uma seleção criteriosa. Há muito o que melhorar e já nos colocamos à disposição da prefeita Raquel Lyra para auxiliar a Sedec a traçar um diagnóstico do turismo local”, explica a vice-presidente da ABAV-PE.
Para a prefeita Raquel Lyra, o Visite Pernambuco – veio em boa hora e funciona como um pontapé para o calendário de eventos de 2017. “Ficamos muito felizes com a vinda de uma associação como a ABAV a Caruaru, com a vinda do Consulado dos EUA e todas as outras entidades. Esse interesse prova que temos um potencial grande para o turismo, que não estava sendo bem explorado. Vamos fazer um diagnóstico do turismo local e nos preparar para receber todos os visitantes que virão, certamente, quando esses pacotes com os novos roteiros começarem a ser comercializados”, afirma a gestora municipal.
RODADA DE NEGÓCIOS
O ponto alto do Visite Pernambuco – Caruaru será o workshop a se realizar no sábado, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, no Senac. O evento contará com a presença de autoridades, como o vice-cônsul dos EUA, Kevin Creagan, que dará palestra sobre o momento atual vivido pelos EUA, e demais convidados. Logo após o workshop, será realizada rodada de negócios com 20 expositores, entre operadores de turismo, empresas aéreas Azul, Avianca e American Airlines, Empetur, Prefeitura do Recife, Porto Convention and Visitors Bureau, Abeoc, hotéis Ramada Suites Recife e Hotéis Citi; e Sindicato dos Guias de Turismo do Recife, entre outros convidados.
Foram convidados para o workshop agências associadas da ABAV-PE e não associadas de Caruaru e demais municípios vizinhos, além de universidades e representantes de sindicatos ligados à cadeia do turismo e lazer. “Estamos criando um ambiente propício para que expositores e convidados faça negócios, pratiquem o networking, fomentando a cadeia do turismo no interior, que é carente em eventos neste tipo”, salienta Marcos Teixeira.
Uma caravana de agentes de viagens partirá no sábado de manhã do Recife para Caruaru com 35 convidados apenas para participar do workshop. A ação é uma iniciativa  da seguradora Travel Ace, em parceria com a Abav-PE. Depois do workshop, os agentes do Recife visitarão pontos turísticos da cidade e almoçarão no Polo Caruaru, retornando à capital no fim do dia.
A edição de Caruaru é a segunda do projeto Visite Pernambuco, iniciado em 2016 em Petrolina. A iniciativa conta é apoiada pelo grupo Citi Hotéis, Polo Caruaru, Unifavip, Shopping Difusora, Unicompra e Acic – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.

Prefeito Djalma Alves solicita ao secretário estadual Nilton Mota o abastecimento simplificado para a Zona Rural de Solidão


Procurando meios de melhorar a qualidade de vida dos moradores do município de Solidão, no interior de Pernambuco, o prefeito Djalma Alves (PSB), esteve visitando e reivindicando ao secretário de agricultura do estado Nilton Mota, a implantação do abastecimento simplificado de água, para a Zona Rural do município.

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (28/03/2017) na capital pernambucana, e na ocasião o gestor solicitou esta ação para beneficiar as  comunidades Barra, Macambira, Poço Dantas e outras localidades do município. 

Atendendo solicitação do Secretário Antônio Venâncio, estradas que liga Novo Pernambuco a Ibitiranga são recuperadas

O prefeito Anchieta Patriota (PSB) atendeu a solicitação do secretário e vereador licenciado Antônio Venâncio, e na oportunidade recuperou as estradas que liga o Povoado de Novo Pernambuco a Ibitiranga, nesta última segunda-feira (27/03/2017).

De acordo com seu Antônio Venâncio, a situação das estradas estavam críticas, prejudicando o tráfego e dificultando a passagem de veículos, motocicletas, bicicletas e outros meios de transportes. De acordo com o secretário, as estradas recuperadas e estando em boas condições, tudo volta ao normal.