ACADEMIA

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Chuva inunda sede da Câmara e agência do Banco do Brasil de Nazaré e inunda BR-232 em Bezerros


As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Norte na manhã desta terça-feira, afetaram a sede da Câmara dos Vereadores de Nazaré da Mata. Os trabalhos legislativos programados para esta tarde foram suspensos, por determinação da Mesa Diretora.
A rede elétrica e alguns equipamentos foram danificados pela chuva e ainda não há previsão para reabertura do prédio. A agência do Banco do Brasil, localizada no centro da cidade, também foi inundada.
Em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, o Rio Ipojuca transbordou, causando a interdição da BR-232 nos dois sentidos da rodovia. Segundo os motoristas, o tráfego foi liberado por volta das 14h15.
Esta manhã, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrometeotológico indicando a probabilidade de chuvas com intensidade moderada, tendo como áreas mais atingidas a Região Metropolitana do Recife (RMR), o Agreste Meridional e a Zona da Mata Sul do estado.
O risco de inundação foi apontado por conta do solo saturado pelas chuvas fortes que atingiram a Mata Sul e parte sul do Grande Recife nos últimos dias. A população está sendo informada para seguir as orientações da Defesa Civil.
Saldo -  Na cidade de Toritama, Agreste de Pernambuco, uma criança de 10 anos morreu depois de em um bueiro na tarde desta segunda-feira. Testemunhas contaram que chovia no município, quando o menino, que brincava com outras crianças no bairro Fazenda Velha,  caiu e foi arrastado pela correnteza. A criança foi socorrida com vida por moradores, que tentaram reanimá-la. No entanto, o garoto morreu antes de chegar ao Hospital Nossa Senhora de Fátima.
Cerca de 140 famílias já estão desalojadas em Barreiros, na Mata Sul do estado, devido às fortes chuvas que caíram na região. As inundações no município foram provocadas pela elevação do nível do Rio Una. As áreas urbanas de Cortês e Ipojuca também ficaram alagadas. Houve desabastecimento de água em Barreiros e Primavera. E no Cabo de Santo Agostinho choveu em um dia o equivalente a um mês inteiro. Foram registrados 24 deslizamentos de barreiras e três famílias ficaram desabrigadas no Cabo. A chuva também provocou estragos na PE-60.
Nos dois municípios da Mata Sul, o desabastecimento foi controlado pela Compesa. A companhia, de forma preventiva, desmontou os conjuntos motobombas da estação elevatória, sistema de bombeamento, que estava sob ameaça de inundação, em virtude do nível alto do Rio Carimã. Os técnicos da companhia iniciaram, ontem, a reinstalação dos equipamentos para regularizar o abastecimento de Barreiros.
Já na cidade de Primavera, o sistema foi paralisado também em consequência da chuva. A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi inundada de lama. A unidade foi desativada e os técnicos também iniciaram, ontem, a limpeza para restabelecer o fornecimento. A Agência Pernambucana de Águas e Climas – Apac, registrou 204 milímetros de chuvas.
De acordo com a prefeitura de Cortês,  12 casas foram inundadas pelas águas. Em Ipojuca, as chuvas causaram dez deslizamentos de barreiras. E o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou, ontem, ações emergenciais na PE-60. As equipes estão atuando nos dois sentidos da rodovia. O trabalho consiste em retirar todo o material da pista e fazer a limpeza da via. De acordo com o DER não foi registrado nenhum acidente no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.